Amor à Vida
Amor à Vida é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 21 horas, entre 20 de maio de 2013 e 31 de janeiro de 2014, em 221 capítulos, substituindo Salve Jorge e sendo substituída por Em Família.
Foi escrita por Walcyr Carrasco, com a colaboração de Daisy Chaves, Eliane Garcia, Daniel Berlinsky e Márcio Haiduck; teve direção de Marcelo Travesso, Marco Rodrigo, André Felipe Binder, André Barros e Marcus Figueiredo, com direção geral de Mauro Mendonça Filho e núcleo de Wolf Maya.
Contou com Paolla Oliveira, Malvino Salvador, Eliane Giardini, José Wilker, Bárbara Paz, Elizabeth Savalla, Tatá Werneck, Klara Castanho, Juliano Cazarré, Vanessa Giácomo, Antônio Fagundes, Susana Vieira e Mateus Solano nos papeis principais.
Foi a primeira telenovela brasileira a mostrar uma cena de beijo gay, e a primeira da Rede Globo a exibir um beijo homossexual.
Enredo
Trama principal
Em primeiro plano está a rica e bem-sucedida família Khoury, um modelo de família feliz, formada pelo médico César (Antonio Fagundes), sua mulher Pilar (Susana Vieira) e os filhos Félix (Mateus Solano) e Paloma (Paolla Oliveira). Sob as aparências, porém, escondem-se segredos alimentados por mágoas, ciúmes, ambições e falta de afeto.
César e Pilar parecem um casal em harmonia. Ela, dermatologista que largou a profissão para cuidar da família, é apaixonada pelo médico, e não consegue imaginar sua vida sem ele. Por amor, sempre relevou os casos extraconjugais do marido, diretor-presidente do hospital San Magno, um dos núcleos principais da história. Um desses casos vira determinante para uma série de reviravoltas na trama.
Paloma, a filha preferida de César, é uma jovem intensa, que não consegue entende por que sua relação com a mãe é tão carregada de tensões e conflitos. Félix, por sua vez, é o “queridinho” de Pilar. Desprovido de caráter e ambicioso ao extremo, sonha um dia assumir a direção do hospital, e vê a irmã como um obstáculo. No fundo, esconde uma grande mágoa por não ser amado pelo pai com a mesma intensidade com que César ama Paloma, por isso tem raiva dela. Paloma, no entanto, ama o irmão, em quem confia plenamente.
A história começa dez anos antes, quando os Khoury viajam ao Peru para comemorar o ingresso de Paloma no curso de Medicina. Félix aproveita as brigas da irmã com a mãe para tentar jogá-la contra os pais. Embora não tenha provas, ele acredita que Paloma é adotada, e convence a irmã disso. Desnorteada, Paloma rompe com os pais e decide reescrever sua trajetória ao lado de Ninho (Juliano Cazarré), rapaz que conhece na viagem, e por quem se apaixona. Ela abre mão do futuro previsível, da carreira médica e das posses da família para experimentar uma vida livre, sem metas traçadas. Ninho a convence a seguir seus passos, ou seja, andar sem rumo, com um estilo de vida onde não há espaço para regras, disciplinas nem amarras familiares que considera conservadoras.
Enamorados e sem um tostão no bolso, Paloma e Ninho se aventuram e vão parar na Bolívia. A jovem, no entanto, engravida, e os dois decidem voltar ao Brasil. Sem recursos, Ninho aceita transportar droga colada ao próprio corpo, mas é preso no aeroporto. Paloma consegue embarcar para São Paulo, e procura Félix em busca de ajuda. Frio e calculista, ele consegue libertar Ninho e reaproximá-lo da irmã, sem que Pilar e César desconfiem da gravidez.
Paloma e Ninho, porém, embora se amem, não se entendem mais, já que têm prioridades e objetivos diferentes. Após uma discussão em um bar, Ninho deixa Paloma sozinha, e ela dá à luz uma menina, em condições precárias, no banheiro do estabelecimento. Márcia (Elizabeth Savalla), uma desconhecida, é quem faz o parto. Com receio da polícia, ela pede socorro e trata de deixar o local, deixando Paloma desmaiada e o bebê a seu lado. Paloma perde os sentidos durante o parto, e não chega a ver a filha viva.
Félix encontra Paloma e o bebê no banheiro do bar, acha que a irmã está morta e, sorrateiramente, leva com ele a criança, que joga em uma caçamba de lixo.
Paralelamente ao drama de Paloma, transcorre a história de Bruno (Malvino Salvador), que vê sua vida se transformar em uma grande tragédia quando a mulher, Luana (Gabriela Duarte), e o filho que ela dá à luz morrem no parto, no centro cirúrgico do San Magno. Desesperado, ele sai à rua e, caminhando a esmo, ouve o choro da criança abandonada em meio aos sacos de lixo. Bruno vê na menina um presente divino e, sem hesitar, decide criá-la como seu pai, contando com a conivência da mãe, Ordália (Eliane Giardini), enfermeira do San Magno, e da obstetra Glauce (Leona Cavalli), que é secretamente apaixonada por ele. As duas atestam que Luana deu à luz uma menina.
Levada para o hospital da família, Paloma é informada de que foi encontrada sozinha, e que seu bebê desapareceu, ou pode ter morrido. Coincidentemente, ela acaba amamentando a filha ao conhecer a suposta filha de Bruno no berçário. Paloma logo se afeiçoa à menina.
A história dá um salto de dez anos. Paloma nunca se recuperou da perda da filha e da paixão amarga que viveu com Ninho. Ela se torna pediatra, e passa a cuidar justamente de Paulinha (Klara Castanho), a filha de Bruno, que reaparece em sua vida. Com o reencontro, os dois se apaixonam. É a chance para que os três formem uma família.
A verdade sobre a origem de Paulinha vem à tona quando a menina precisa fazer uma cirurgia complicada. Paloma decide doar parte de seu fígado para salvar a vida da garota e, após os exames de praxe, desconfia que ela é sua filha desaparecida, o que é confirmado pelo teste de DNA. Convicta de que Bruno roubou sua filha, ela rompe com o corretor de imóveis e entra com uma ação na Justiça para ficar com Paulinha.
Félix não se conforma com a descoberta e faz o que pode para prejudicar Paloma, inclusive se aliando a Glauce – que nunca esqueceu Bruno – para tirar Paulinha de seu caminho. Para ele, a menina representa um obstáculo a seu sonho de chegar à direção do San Magno, pois tem certeza de que César, caindo de amores pela filha e pela neta, vai preteri-lo.
O vilão, com a ajuda de Glauce, falsifica um segundo teste de DNA – o que resulta na morte de uma enfermeira que flagra a obstetra trocando os frascos; manipula Ninho, que ainda é apaixonado por Paloma, para que ele não desista de reconquistá-la; e não hesita em tentar provocar a morte de Paulinha, trocando o medicamento que ela precisa tomar. Além disso, Félix incentiva e financia o sequestro da menina. Juntamente com Alejandra (Maria Maya), Ninho leva Paulinha para o Peru, certo de que Paloma irá atrás dele e que os dois podem se reconciliar. Paulinha, no entanto, é resgatada por Bruno e Paloma.
Após muitas reviravoltas, Bruno ainda descobre que Luana, sua primeira mulher, poderia ter sobrevivido, junto com o filho, não fosse uma artimanha criminosa de Glauce. A médica sabia que Luana era cardíaca, mas não se preocupou em chamar um especialista para ficar na sala de parto, porque queria mesmo que a mulher morresse. Desmascarada, e prestes a ser denunciada e perder a licença de exercer a profissão, Glauce comete suicídio.
César e Pilar se separam ao longo da novela, em decorrência de traições e segredos que vêm à tona. Um deles envolve diretamente Paloma, e impulsiona uma série de acontecimentos na trama. Félix, por sua vez, após sofrer um golpe do destino, transforma-se em outra pessoa e tenta se reaproximar da irmã, alçada ao posto de presidente do San Magno.
No fim, Paloma perdoa Félix, após ele mostrar que realmente se regenerou. Ela ainda dá à luz um menino, formando com Bruno e Paulinha a família feliz com que sempre sonhou.
Tramas paralelas
Félix: de vilão a mocinho
Homossexual, ferino, irônico e extremamente divertido, Félix (Mateus Solano) é o grande destaque de Amor à Vida. O personagem percorre uma trajetória que vai de vilão a mocinho da trama, com direito a redenção no final.
Logo no primeiro capítulo da história, Félix diz a que veio, mostrando do que é capaz em nome da ambição: joga a filha recém-nascida de sua irmã, Paloma (Paolla Oliveira), em uma caçamba de lixo, sem resquícios de piedade, e ainda a apelida de “Ratinha” – isso após abandonar Paloma, desfalecida e à beira da morte, no chão de um bar.
Félix é casado com Edith (Bárbara Paz), com quem tem um filho, Jonathan (Thales Cabral). Mas tudo não passa de fachada. Embora Edith demonstre amá-lo de verdade, Félix formou aquela família para agradar ao pai e camuflar sua homossexualidade. Ele maltrata o filho e, secretamente, tem encontros com um namorado, Anjinho (Lucas Malvacini).
No decorrer dos capítulos, sua ficha criminal só aumenta: superfatura contratos de fornecedores, roubando dinheiro do hospital da própria família para financiar um projeto; paga seu motorista, Maciel (Kiko Pissolato), para provocar um acidente e tirar Atílio (Luís Melo) de seu caminho, quase levando-o à morte – o diretor financeiro do San Magno descobre suas falcatruas e ameaça contar tudo a César (Antônio Fagundes); oferece ajuda para aplicar o dinheiro de Amarilys (Danielle Winits) no mercado financeiro e fica com toda a quantia, dizendo que a aplicação não deu certo; falsifica um exame de DNA que confirmaria, perante a Justiça, que Paloma é mãe de Paulinha (Klara Castanho); ajuda Ninho (Juliano Cazarré) e Alejandra (Maria Maya) a sequestrarem Paulinha; manipula para que a irmã, presa por tráfico de drogas após uma armação de Alejandra, seja taxada de desequilibrada e internada em uma clínica de psiquiatria, onde é maltratada com choques elétricos; rompe com o pai e consegue provas de que este desviava dinheiro do hospital, conseguindo substituí-lo na direção do San Magno; entre outras ações nefastas.
O ponto de virada do personagem acontece quando todos ficam sabendo que ele jogou Paulinha no lixo. Após uma briga feia com Paloma, Félix, na frente de toda a família, desabafa seu ódio contra a irmã e o ressentimento por sempre ter se sentido rejeitado pelo pai.
César nunca demonstrou afeto pelo filho, e nunca o aceitou como ele era. No passado, temendo que ele assumisse sua homossexualidade, contratou Edith, então uma garota de programa com quem costumava se encontrar, para se aproximar do rapaz. Os dois se casaram. Mais tarde na trama, Edith, cansada das traições de Félix com Anjinho, revela diante de toda a família que ele é gay e tem um amante. César não perdoa o filho, e a relação dos dois azeda ainda mais, a ponto de o médico exigir que o filho reprima sua sexualidade se quiser continuar trabalhando no hospital. Ao longo da novela, fica claro que César não é o modelo de homem que aparentava ser no início da trama. O personagem se revela preconceituoso, homofóbico e antiético.
Outro ponto alto da novela acontece quando Edith revela que Jonathan não é filho de Félix, mas de César. A essa altura, César já está separado de Pilar (Susana Vieira), e vivendo com Aline (Vanessa Giácomo). Edith é expulsa de casa, e vai embora com sua mãe, Tamara (Rosamaria Murtinho), mais uma golpista cujo interesse é arranjar um milionário. As duas administram uma butique em um shopping. Edith, que já virara amante de Wagner (Felipe Titto), o copeiro da mansão de Pilar, continua se encontrando com ele.
Outro segredo vem à tona após Félix ser desmascarado no caso de Paulinha. Pilar teve dois filhos, Cristiano e Félix, mas o primeiro morreu afogado na piscina da casa. Márcia (Elizabeth Savalla), que à época trabalhava como babá das crianças, foi acudir Félix e não viu que a outra criança se afogava. Denunciada por Pilar, a ex-chacrete foi presa.
Até então o grande vilão da trama, Félix é expulso de casa por Pilar, passa a ser odiado por Paloma, e perde tudo o que tem. Menos o humor. Ele é acolhido por Márcia, a única que se dispõe a ajudá-lo, e passa a vender cachorro quente na rua 25 de Março, com direito a camisa amarrada na cintura e flor vermelha no cabelo. Vira sensação com o bordão "Olha o hot dog do Félix! Vem que tem". Além disso, é obrigado a andar de ônibus e passar por humilhações na tentativa de conseguir um emprego a sua altura.
A nova realidade faz com que Félix descubra o que realmente tem valor na vida. Ele se afeiçoa a Márcia, a quem chama de brega, e se aproxima de Niko (Thiago Fragoso), com quem inicia uma grande amizade. Félix ajuda Niko a enfrentar as armações de Amarilys (Danielle Winits) para roubar seu filho, e os dois se transformam no mocinho e na mocinha da história, com direito a torcida do público para que o romance se concretize. Paralelamente, Pilar perdoa o filho e aceita que ele volte para casa, desde que procure todos que prejudicou e revele todas as suas maldades. E é o que ele faz.
A redenção de Félix também passa pela ajuda que ele dá a Paloma, entregando a ela o vídeo em que Mariah (Lúcia Veríssimo) inocenta Bruno (Malvino Salvador) da acusação de ter um caso com Aline. No vídeo, Mariah revela que tudo não passou de um plano de Aline para afastar Paloma do marido. Graças a Félix, Paloma e Bruno reatam. Em seguida, ele se une à irmã para tentar salvar o pai das garras da vilã Aline. Embora César insista em desprezá-lo – confirmando que tem vergonha por ele ser homossexual e chegando a dizer que preferia que ele, e não Cristiano, tivesse morrido afogado –, Félix continua amando o pai, e faz o que pode para ajudá-lo. É Félix quem arma o plano para desmascarar Aline.
Nos capítulos finais da novela, para surpresa de todos, Edith revela que Jonathan é mesmo filho de Félix, e não de César, e que só havia mentido para se vingar do ex-marido.
Félix e Niko chegam ao fim da trama morando juntos em uma casa de praia, cuidando dos fillhos Fabrício e Jayminho, e também de César, que Félix leva para morar com eles.
No capítulo final, acontece o tão esperado beijo do casal - o primeiro beijo gay em uma novela da Globo. Na sequência, César, finalmente, chama Félix de filho e diz que o ama. É a última cena da novela, ao som da Quinta Sinfonia de Mahler.
Valdirene - Inteligência pura
Neymar, Alexandre Pato, Gusttavo Lima, Gustavo Borges, Luciano Huck, Victor Belfort. Esses são alguns homens famosos que viram alvo de Valdirene (Tatá Werneck), a Val Delícia. A periguete passa praticamente a novela toda tentando dar o golpe da barriga em algum milionário e, assim, resolver sua vida. Sempre com o apoio da mãe, a ex-chacrete Márcia (Elizabeth Savalla), que criou a filha com um único objetivo na vida: fisgar um marido rico.
Valdirene, entretanto, não leva jeito para periguete – é desengonçada, baixinha, não tem o corpo escultural das modelos, e coleciona uma série de gafes. Ignorante, usa palavras cujo significado desconhece, mas toda vez que a mãe, Márcia (Elizabeth Savalla), pergunta se ela é burra, ela garante: “Sou inteligência pura”. Márcia e a filha são muito unidas. Val costuma chamar a mãe de "mãezoca".
Valdirene protagoniza momentos hilários: anda curvada e de pernas abertas porque mal consegue se equilibrar sobre os saltos altos; apesar de se jogar para cima dos homens ricos, alardeia que é uma mulher “difícil, dificílima”; e não tem educação à mesa, devorando qualquer iguaria sem a menor cerimônia. Como cresceu se alimentando basicamente de cachorro quente – que sua mãe vende na rua 25 de Março –, a moça vive esfomeada, querendo “tirar a barriga da miséria”. A aspirante a mulher de milionário atravessa vários capítulos se dando mal, sendo desprezada por seus alvos, barrada por seguranças, expulsa de festas, clubes e academias. Ela se apaixona pelo vizinho Carlito (Anderson di Rizzi), que a ama de verdade, mas o despreza porque ele é pobre.
A relação de Valdirene e Carlito, que ela chama carinhosamente de Palhaço, sofre altos e baixos durante a trama. Embora apaixonada por ele, Val não quer perder de vista seu objetivo, e vive dando o fora no rapaz, para sofrer em silêncio depois.
A certa altura, Valdirene finalmente consegue fisgar um namorado rico, o bon vivant Ignácio (Carlos Machado), que a pede em casamento. O noivado, porém, é desfeito no altar, no dia da cerimônia, depois que Ignácio descobre que Val está grávida de Carlito.
Valdirene dá à luz a pequena Marijeine, mas continua separada de Carlito, disposta a recomeçar sua busca por um milionário. Tempos depois, Ignácio se reaproxima da jovem e a leva, junto com a filha e Márcia, para morar com ele e sua mãe, Eudóxia (Angela Rabelo). A sogra não suporta a falta de educação da nora, e Val é obrigada a fazer aulas de etiqueta. O esperto Murilo (Emilio Orciollo Neto) vira o professor de etiqueta da moça. A união de Ignácio e Valdirene não dura muito, porque Eudóxia, ajudada pela interesseira Gigi (Françoise Forton), desmascara a nora, que vinha se encontrando às escondidas com Carlito.
A proximidade de Murilo e Val faz com que ambos descubram uma afinidade: o sonho de participar do Big Brother Brasil. Val, Murilo e Jefferson (Celso Bernini]) se unem e fazem de tudo para entrar no reality show: gravam fitas de apresentação, marcam presença na porta do Projac, de onde Valdirene é expulsa inúmeras vezes após conseguir dar vários jeitos de entrar no local; e são entrevistados por Boninho, até serem selecionados para a casa de vidro, onde passam a disputar a vaga entre si e com a candidata Ellen (Dani Vieira), por quem Murilo se apaixona.
Val é a escolhida para entrar no programa. Ela passa apenas um dia e uma noite interagindo com os candidatos reais do Big Brother Brasil 14, sendo eliminada logo em seguida. Na volta para casa, é recebida por uma legião de fãs, e chamada para posar nua. Finalmente, consegue a fama almejada, como uma ex-BBB.
A essa altura, Carlito já se transformou em um DJ famoso, o MC Carlito, e se apresenta em shows, festas e programas de TV. Mas não esquece sua amada, que continua a não aceitá-lo como marido.
Nos capítulos finais, Valdirene desmaia na sessão de fotos para a revista masculina e o ensaio não se realiza. Atendida por um médico, descobre que está grávida novamente de Carlito, e decide não mais posar nua. Ela e Carlito se casam, e Val dá à luz uma segunda menina.
A rainha do hot dog e o desmemoriado
Márcia (Elizabeth Savalla) é uma lutadora, que sustenta a si própria e a filha, Valdirene (Tatá Werneck), vendendo cachorro quente na movimentada rua 25 de Março, tradicional centro de comércio popular em São Paulo. Ex-chacrete do programa Cassino do Chacrinha, conhecida como Tetê Para-choque e Para-lama, Márcia transferiu para a filha o sonho de ser famosa e de casar com um milionário para sair da pobreza. A “rainha do hot dog” vive arquitetando planos para que Valdirene fisgue um bom partido.
Surpreendentemente, é Márcia que, sem saber, arruma um marido rico. Ela acolhe em sua casa o desmemoriado Atílio (Luis Melo), diretor financeiro do hospital San Magno, que encontra na rua por acaso, maltrapilho e esfomeado. Os dois iniciam uma relação e se casam, ignorando a bigamia do noivo, que já é casado com Vega (Christiane Tricerri).
Atílio perdeu a memória após um acidente provocado a mando de Félix (Mateus Solano). Ele fugiu do San Magno, onde estava internado, e foi parar na rua 25 de Março, dizendo chamar-se Alfredo Gentil.
No decorrer da novela, Atílio vai recuperando a memória, e ora age como Atílio, ora como Gentil, em um claro exemplo de dupla personalidade. Gentil é completamente diferente do elegante e educado Atílio: paquerador, adora beliscar o traseiro das mulheres. Quando ele, finalmente, lembra quem é, não sabe como consertar as trapalhadas, e acaba se dividindo entre Márcia e Vega, além de voltar a se envolver com Gigi (Françoise Forton), sua ex-mulher, que o acolhe em sua casa depois que as outras duas o mandam embora de suas vidas.
Atílio é preso por bigamia e, na saída da prisão, Vega o leva para casa. Como ainda é casada com ele, ela o declara incapaz e passa a administrar todos os seus bens, deixando-o de mãos atadas. Atílio, porém, não esquece Márcia, e os dois voltam a se encontrar, embora a vendedora de cachorro quente tente resistir a esse amor. Atílio, por sua vez, é muito mais feliz quando vira Gentil. Após ser procurado por Márcia, que o intima a largar Vega e abrir mão de seu dinheiro, ele decide ficar com a ex-chacrete, mesmo que tenha de sobreviver vendendo hot dog, como na época em que perdeu a memória.
No último capítulo, Vega, enfim, decide dar o divórcio a Atílio, e ele recupera seu dinheiro. Ele e Márcia vão morar juntos no apartamento onde ele vivia com a ex-mulher.
Elizabeth Savalla interpretou a vendedora de hot dog Márcia ( Tetê Para-choque e Para-lama)
Elenco
Ator/Atriz | Personagem |
---|---|
Paolla Oliveira | Paloma Khoury |
Malvino Salvador | Bruno dos Santos Araújo |
Mateus Solano | Félix Khoury |
Antônio Fagundes | César Khoury |
Susana Vieira | Pilar Rodriguez Khoury |
Vanessa Giácomo | Aline Noronha |
Elizabeth Savalla | Márcia do Espírito Santo |
Tatá Werneck | Valdirene do Espírito Santo |
Eliane Giardini | Ordália Aparecida dos Santos Araújo |
José Wilker | Herbert Marques |
Bárbara Paz | Edith Sobral Carvalho |
Juliano Cazarré | Joaquim Roveri (Ninho) |
Klara Castanho | Paula Sousa Araújo (Paulinha) |
Thiago Fragoso | Nicolas Corona (Niko) |
Danielle Winits | Amarylis Baroni |
Fernanda Machado | Leila Melo Rodriguez |
Ricardo Tozzi | Thales Brito |
Sophia Abrahão | Natasha Schmidt |
Bruna Linzmeyer | Linda Melo Rodriguez Nero |
Marcello Antony | Eron Lira Torgano |
Marina Ruy Barbosa | Nicole Veiga de Assis |
Anderson Di Rizzi | Carlos José dos Santos Araújo (Carlito) |
Caio Castro | Michel Gusmão |
Maria Casadevall | Patrícia Mileto Gusmão |
Carol Castro | Sílvia Bueno Donato |
Márcio Garcia | Gustavo Donato (Guto) |
Fabiana Karla | Perséfone Fortino |
Rodrigo Andrade | Daniel Melo Rodriguez |
Vera Zimmerman | Simone Maia Benitez |
Ary Fontoura | Lutero Moura Cardoso |
Nathalia Timberg | Bernarda Campos Rodriguez |
Luís Mello | Atílio Pimenta Camargo / Alfredo Gentil |
Christiane Tricerri | Vega Azevedo |
Françoise Forton | Gisela Borba de Andrada Lemos (Gigi) |
Carlos Machado | Ignácio Alvimar Carvalho |
Rainer Cadete | Rafael Nero |
Leona Cavalli | Glauce de Sá Benites |
Maria Maya | Alejandra Reys Moreno |
Thalles Cabral | Jonathan Sobral Khoury |
Carolina Kasting | Regina Maria dos Santos Batista (Gina) |
Fúlvio Stefanini | Denizard Trajano Araújo |
Rosamaria Murtinho | Tamara Gouveia Sobral |
Bel Kutner | Joana Rangel |
Lucas Romano | Luciano dos Santos Araújo |
Paula Braun | Rebeca Schatman |
Mouhamed Harfouch | Pérsio Faruq Ahmad Khoury |
Neusa Maria Faro | Ciça (Maria Cecília Esteves) |
Kiko Pissolato | Maciel Pereira / Wilson |
Júlio Rocha | Jacques Sampaio |
Cristina Mutarelli | Priscila Khoury |
Lúcia Veríssimo | Mariah Piattini |
Sandra Corveloni | Neide Melo Rodriguez |
Genézio de Barros | Amadeu Campos Rodriguez |
Emílio Orciollo Netto | Murilo de Andrada Lemos Corrêa |
Thavyne Ferrari | Sandra Alves Corrêa (Sandrinha) |
Angela Rebello | Lídia Pinheiro |
Daniel Rocha | Rogério Machado |
Álamo Facó | Renan de Oliveira |
Renata Castro Barbosa | Marilda Fernandes |
Adriano Toloza | Ivan Coelho |
Marcelo Schmidt | Valentin Reys Moreno |
Ângela Dip | Vivian Lobato |
Marcelo Argenta | Vanderlei Brandão |
Josie Antello | Adriana Nascimento |
Raquel Villar | Inaiá Seixas |
Camila Chiba | Noriko Akiyoshi |
Carol Rainato | Raquel Gonçalves |
Gabriel Chadan | Adoniran Lobo |
Pierre Baitelli | Laerte Torres |
Felipe Titto | Wagner Carvalho |
Cassiano Barreto | Ailton Lima |
Vera Mancini | Maristela Freitas |
Miriam Lins | Verônica Rocha |
Marcelo Flores | Rinaldo Silva |
Ângela Rabelo | Eudóxia Carvalho |
Francisco Cuoco | Rubão Carvalho |
Francine Melo | Karina Ramos |
João Cunha | Jonas Gomide |
Kayky Gonzaga | Jayme (Jayminho) |
Gláucio Gomes | Pastor Efigênio |
Ana Carbatti | Drª Judith Santiago |
Prêmios e indicações
Ano | Prêmio | Categoria | Indicação | Resultado | Ref |
---|---|---|---|---|---|
2013 | Venceu | 75 76 | |||
Indicado | 75 | ||||
Indicado | 75 | ||||
Venceu | 75 76 | ||||
Indicado | 75 | ||||
Venceu | 77 78 79 | ||||
Indicado | 77 | ||||
Indicado | 77 | ||||
Indicado | 77 | ||||
Indicado | 77 | ||||
Venceu | 77 80 | ||||
Venceu | 77 81 | ||||
Indicado | 77 | ||||
Indicado | 77 | ||||
Indicado | 77 | ||||
Indicado | 77 | ||||
Indicado | 77 | ||||
Venceu | 77 82 | ||||
Venceu | 77 83 | ||||
Indicado | 77 | ||||
Indicado | 77 | ||||
Indicado | 77 | ||||
Venceu | 77 84 | ||||
Venceu | 85 | ||||
Indicado | 85 | ||||
Indicado | 85 | ||||
Venceu | 85 | ||||
Indicado | 85 | ||||
Venceu | 86 | ||||
Indicado | 87 | ||||
Indicado | 88 | ||||
Venceu | 89 | ||||
Venceu | 89 | ||||
Indicado | 89 | ||||
Indicado | 90 | ||||
Indicado | 90 | ||||
Venceu | 90 | ||||
Indicado | 90 | ||||
Venceu | 90 | ||||
Indicado | 90 | ||||
Indicado | 90 | ||||
Indicado | 90 | ||||
Indicado | 90 | ||||
Indicado | 90 | ||||
Venceu | 90 | ||||
Indicado | 91 | ||||
Venceu | 91 | ||||
Indicado | 91 | ||||
Indicado | 91 | ||||
Indicado | 91 | ||||
Indicado | 91 | ||||
Venceu | 91 | ||||
Indicado | 91 | ||||
Indicado | 91 | ||||
Indicado | 91 | ||||
Indicado | 91 | ||||
Venceu | 91 | ||||
Venceu | 91 | ||||
Venceu | 92 93 | ||||
Indicado | 92 | ||||
Indicado | 92 | ||||
Indicado | 92 | ||||
Venceu | 92 | ||||
Venceu | 92 | ||||
Indicado | 92 | ||||
Indicado | 92 | ||||
Indicado | 92 | ||||
Venceu | 92 | ||||
Indicado | 92 | ||||
Venceu | 92 | ||||
Venceu | 92 | ||||
Indicado | 92 | ||||
2014 | Venceu | 94 95 | |||
Indicado | 94 95 | ||||
Venceu | 94 95 | ||||
Indicado | 94 95 | ||||
Venceu | 94 95 | ||||
Venceu | 94 95 | ||||
Venceu | 94 95 | ||||
Indicado | 94 95 | ||||
Indicado | 94 95 | ||||
Indicado | 94 95 | ||||
Venceu | 94 95 | ||||
Indicado | 94 95 | ||||
Indicado | 94 95 | ||||
Indicado | 94 95 | ||||
Indicado | 94 95 | ||||
Indicado | 94 95 | ||||
Venceu | 94 95 |
Trilha sonora
Nacional
- Capa com: Paolla Oliveira
N.º | Título | Música | Personagem | Duração | |
---|---|---|---|---|---|
1. | "Piradinha" | Gabriel Valim | Valdirene | 2:47 | |
2. | "Pontes Indestrutíveis" | Charlie Brown Jr. | Ninho | 3:30 | |
3. | "As Mina Pira na Balada" | Gusttavo Lima | Locação: Bar dos Médicos | 2:47 | |
4. | "Meiga e Abusada" | Anitta | Leila | 3:51 | |
5. | "As Curvas da Estrada de Santos" | Lulu Santos & Késia Estácio | Márcia e Gentil | 5:42 | |
6. | "Trem das Onze" | Zeca Pagodinho & Rildo Hora, Zé Menezes e Rogério Caetano | Ordália e Denizard | 2:58 | |
7. | "O Amor em Paz" | Ivete Sangalo | Pilar | 3:10 | |
8. | "Um Ser Amor" | Paula Fernandes | Bruno e Paloma | 4:23 | |
9. | "Fofinha Delícia" | Sorriso Maroto | Perséfone | 2:52 | |
10. | "Amor, Amor" | Wanessa | Locação: Bar dos Médicos | 2:59 | |
11. | "Combustível" | Ana Carolina | César e Aline | 3:42 | |
12. | "Você Não Poderia Surgir Agora" | Roberta Sá | Romântico geral | 4:19 | |
13. | "Caio no Suingue" | Pedro Luis e a Parede | Patricia e Michel | 3:33 | |
14. | "Na Selva de Pedra" | Conexão Baixada | Locação: São Paulo | 4:09 | |
15. | "Maravida" | Daniel | Abertura | 3:52 | |
16. | "Amor à Vida" | Nando Reis | Geral | 3:38 | |
17. | "Dançando na Garoa" | Jammil | Locação: Bar dos Médicos | 3:22 | |
18. | "Sambas Urbanos" | Rodrigo Pita | Locação: São Paulo | 4:05 |
Internacional
- Capa com: Mateus Solano
N.º | Título | Música | Personagem | Duração | |
---|---|---|---|---|---|
1. | "When I Was Your Man" | Bruno Mars | Bruno e Paloma | 3:58 | |
2. | "Just Give Me a Reason" | Pink feat. Nate Ruess | Márcia e Gentil | 4:05 | |
3. | "Proud" | Heather Small | Niko e Félix | 3:53 | |
4. | "Brand New Me" | Alicia Keys | Patrícia e Michel | 4:42 | |
5. | "Get Lucky" | Daft Punk feat. Pharrell | Locação: Bar dos Médicos | 4:09 | |
6. | "Up in the Air" | 30 Seconds to Mars | Locação: Bar dos Médicos | 4:44 | |
7. | "We Can't Stop" | Miley Cyrus | Locação: Bar dos Médicos | 3:54 | |
8. | "Busy (For Me)" | Aurea | Perséfone e Daniel | 4:20 | |
9. | "The Stars (Are out Tonight)" | David Bowie | Locação:São Paulo | 3:57 | |
10. | "It's Over" | Rod Stewart | Pilar e Maciel | 4:22 | |
11. | "Bad" | Groovy Waters | Félix | 3:42 | |
12. | "Love You in Those Jeans" | P9 | Valdirene | 4:13 | |
13. | "Wake Up and Love Me" | Casey Thompson | Valdirene e Carlito | 3:47 | |
14. | "Un Vestido y Un Amor" | Caetano Veloso | Ninho e Paloma | 4:33 | |
15. | "Ci Sono Pensier" | Mariella Nava | Ordália e Herbert | 4:49 | |
16. | "Summertime Sadness" | Lana del Rey | Félix e Edith |
E ainda:
- "Clair de Lune" - Claude Debussy (Tema de Nicole e Thales)
- "I Have The Love" - Simply Red (Tema de Bernarda e Lutero)
- "The Perfect Life" - Moby (Tema de Linda e Rafael)
- "Beautiful 'Cause You Love Me" - Girls Aloud (Tema de Perséfone)
- "Reach Up" - East Freaks (Tema de Festas)
- "Start Again" - Van Snyder (Tema Geral)
- "Empathy" - Alanis Morissette (Tema Natasha e Rogerio)
- "Wake Me Up" - Avicii (Tema Geral)
Transmissão
A telenovela teve seus direitos autorais adquiridos pelo canal português SIC para substituir Avenida Brasil na faixa nobre portuguesa, às 22 horas. A sua exibição teve início no dia 2 de setembro de 2013 em horário provisório e passaria a ser emitido às dez horas a partir do dia 6 de setembro de 2013, dia em que o último capítulo de Avenida Brasil ainda estava no ar.
País | Canal | Título local | Estreia | Final | Horário semanal | Hora | Ref |
---|---|---|---|---|---|---|---|
![]() | Rede Globo | Amor à Vida | 20 de maio de 2013 | 31 de janeiro de 2014 | Segunda a Sábado | 21:15 | – |
![]() | TVS | Amor à Vida | 27 de maio de 2013 | 7 de fevereiro de 2014 | Segunda a Sábado | 21:15 | – |
![]() | SIC | Amor à Vida | 2 de setembro de 2013 | presente | Segunda a Sexta | 22:45 | 101 |
![]() | Unitel | Rastros de Mentiras | 2 de junho de 2014 | presente | Segunda a Sexta | 21:30 | 102 |
![]() | Ecuavisa | Rastros de Mentiras | 1 de julho de 2014 | presente | Segunda a Sexta | 20:45 | 103 |
![]() | Canal 13 | Rastros de Mentiras | 3 de julho de 2014 | presente | Segunda a Sexta1 | 22:302 | 104 |
![]() | Teledoce | Rastros de Mentiras | 28 de julho de 2014 | presente | Segunda a Quinta | 21:15 | 105 |
![]() | Telefe | Rastros de Mentiras | 106 | ||||
![]() | RCN | Rastros de Mentiras | 107 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário